Prado " Cidade "

84km de litoral, as falésias de tons variados e rara beleza intercalam-se com planícies, praias de águas mornas e piscinas naturais convidativas, rodeadas pelo vasto coqueiral. Por suas ruas bem ordenadas, circula um povo simpático, alegre e com grande habilidade para o artesanato, fato que pode ser comprovado na feirinha que acontece todas as noites na principal praça da cidade. 


Esse agradável município baiano é bastante procurado pelos amantes do sol e de belas praias. A região conta com paisagens paradisíacas, formadas por coloridas falésias, enseadas, extensos coqueirais e deliciosas praias de água morna. Um cordão de arrecifes estende-se por grande parte do litoral sul baiano, impedindo a chegada de ondas bravias até as praias de Prado.


Essas formações encantam os mergulhadores, que vêm de várias partes do país e do mundo para confirmar a fama local de possuir ótimos pontos para a prática do mergulho. Parte desses arrecifes forma também o Parque Nacional Marinho de Abrolhos, que fica a cerca de 100km de Prado. Lá, a observação da fauna e da flora marinha é o grande atrativo. O auge da visitação acontece entre os meses de julho e outubro, quando enormes baleias-jubartes passeiam e se acasalam.

Muita agitação preenche a programação de quem visita essa cidade. Principalmente durante o verão, quando apresentações musicais e trios elétricos invadem a praça principal, fazendo a festa dos visitantes e moradores diariamente.

Sem contar com as iguarias da cozinha baiana, encontradas nos mais tradicionais restaurantes locais.


A cidade é toda plana, com casario antigo e ruas calçadas com paralelepípedos o que proporciona passeios ciclísticos para todas as faixas etárias, num clima gostoso e tranqüilo. É uma gostosa opção passear pelas pracinhas da cidade, comer pipoca ou simplesmente desfrutar as delícias de um sorvete de frutas tropicais da região. 

Nas esquinas da cidade, o turista descobre o que realmente a baina tem: com suas saias rendadas e turbantes coloridos, elas servem desde deliciosas cocadas, até apimentados acarajés...

A cidade modernizou-se, mas valoriza e mantém renovados seus monumentos e casario colonial, suas tradições e as cadeiras na calçada em fins de tarde inesquecíveis, por sua brisa e luz que coroam a tradicional alegria e a hospitalidade.

O Beco das Garrafas é um dos lugares mais freqüentados pelos turistas. Uma variedade de restaurantes oferecem o que há de melhor na culinária baiana e tradicional. Noites agradáveis com música ao vivo e diversas atrações.
O Mercado Municipal funciona como feira livre (coberta). É possível encontrar, especialmente aos sábados, frutas, verduras, legumes, carnes, peixes além de urucum, dendê, farinha de mandioca, pimenta, beiju de coco, requeijão caseiro e diversas delícias regionais.
A infra-estrutura turística do município está pronta para atender desde os mais exigentes aos mais simples visitantes. Além da natureza exuberante, a hospitalidade e receptividade do pradense chamam a atenção e encantam quem visita o município.